Como principal plataforma de mensagens instantâneas no mundo – com mais de dois bilhões de usuários mensais – o WhatsApp pode estar disponibilizando aos seus usuários um novo recurso ao longo dos próximos meses.

De acordo com informações recentemente publicadas no site XDA Developers, foram identificadas diversas menções relacionadas a “Comunidades”.Tratam-se de arquivos internos da nova versão Beta do WhatsApp.

O site WAbetaInfo divulgou imagens de capturas de tela que confirmaram a possibilidade mais concreta de criação dessa funcionalidade, embora ainda não se saiba muito a respeito dela.

Veja a seguir todas as informações sobre a possibilidade de o WhatsApp estar criando um recurso de comunidade.

Photo by Mourizal Zativa on Unsplash

Como funcionaria o novo recurso de “Comunidade” de WhatsApp

O novo “misterioso” recurso de Comunidade que pode estar sendo implantado, abrange diversas funcionalidades, dentre elas:

  • Envio de mensagens dentro desse chat em grupo;
  • Convite a novos usuários por meio de links ou códigos QR;
  • Além disso, criação de um conjunto de grupos relacionados à comunidade;
  • Outra característica notada é o formato do ícone da comunidade. quadrado com bordas arredondadas, diferente da forma circular que existe hoje.

Quais os motivos da adição do novo recurso

Um dos objetivos do WhatsApp ao lançar a nova função é a de tentar preencher a lacuna criada entre ele e outros aplicativos.

Um exemplo é o Telegram, que oferece grupos com até 200 mil participantes) e Signal (que comporta até mil pessoas por grupo.

Assim, diante da limitação de 256 contatos por cada lista de reprodução no WhatsApp, existe a possibilidade de que a quantidade de participantes por grupo possa aumentar.

Assim, veja os diferentes motivos pelos quais a administradora do sistema pode adicionar o recurso de Comunidades no WhatsApp a partir de atualizações futuras:

  • Mudança de Facebook para Meta. A recente modificação da política de privacidade do WhatsApp no início deste ano (em função da mudança de nome para Meta) causou uma grande polêmica entre os usuários sobre quais os tipos de dados que poderiam ser compartilhados. Isso gerou uma debandada em massa do aplicativo;
  • ”Senso de pertencimento” das comunidades. É notório que os seres humanos têm uma tendência de se organizarem em grupos temáticos, e com as redes sociais não é diferente. De acordo com uma série de estudos científicos publicados recentemente, a reunião de pessoas em grupos concede um senso de “propósito pessoal”.Isso aumenta a percepção e perspectiva de vida, e consequentemente da própria autoestima;
  • Maior interação do público com a empresa ou marca. É essencial criar estratégias para a interação da empresa com seu público a partir dos benefícios que o marketing de comunidade oferece para a sua empresa. Isso inclui aumentar a confiança dos clientes, maior conjunto de informações sobre o seu público, aumentando a confiança de seus clientes ou clientes potenciais na sua marca;
  • Mais conteúdo sobre a sua marca: os algoritmos das redes sociais reduzem muito a capacidade de entrega de conteúdo, dado os algoritmos que associam e criam “bolhas” sobre determinados assuntos. As comunidades são uma chance para que os empreendedores encontrem espaço para criar novos conteúdos sobre a sua marca.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.