Pelo terceiro ano consecutivo, o relatório “Football 50 2021”, elaborado pela consultora Brand Finance, elegeu o Real Madrid como a marca mais valiosa do futebol espanhol. De acordo com a publicação, o clube espanhol foi avaliado em 1.27 bilhão de euros.

Completando o ranking está o Barcelona, segundo colocado, avaliado em 1.26 bilhão de euros. O Manchester United, da Inglaterra, com marca em torno de 1.13 bilhão de euros ficou na terceira posição. Manchester City, Bayern de Munique, Liverpool,Paris Saint-Germain, Chelsea, Tottenham e Arsenal fecham o top 10 da publicação.

Entre os fatores que explicam esse desempenho do Real Madrid, a Brand Finance destaca o fato do time merengue sempre estar disputando a Liga dos Campeões como o principal.

A Brand Finance relembra que o valor das marcas caiu cerca de 11,2 % em média por conta da pandemia de Covid-19. A tentativa de criação da Superliga Europa, articulada principalmente pelo presidente do clube merengue, também causou impactos negativos para os envolvidos. O prejuízo para os 12 clubes envolvidos na criação da Superliga é de 600 milhões de euros.

Ainda de acordo com o relatório, somente o Bayern de Munique apresentou uma melhora com relação a última publicação. Apesar de ter a quinta marca mais valiosa, o clube alemão foi apontado com a marca mais forte do futebol.

www.metropoles.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.