Em mais um episódio de atropelo de políticos aos alertas e recomendações da ciência, a precipitada liberação do uso de máscaras em alguns Estados – entre eles, o Rio de Janeiro e no DF – não levou em conta estudos e a opinião de profissionais da saúde. O mais recente Boletim Observatório Covid-19, da Fiocruz, sublinha que a recomendação é de que, “enquanto caminhamos para um patamar ideal de cobertura vacinal”, medidas de distanciamento físico, “uso de máscaras” e higienização das mãos devem ser mantidas. A Fiocruz considera ainda que o uso adequado de máscaras continua sendo muito importante em locais fechados ou locais abertos com aglomeração. “É uma estratégia efetiva. Não há por que negligenciá-la”, avisa a entidade.
Conselhão
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde também lançou apelo a todos os gestores do Sistema Único de Saúde “para que mantenham seu uso de caráter obrigatório, nos moldes atuais, como estratégia indispensável ao sucesso de esforços”.
Exigência
O Tribunal Superior do Trabalho, presidido pela ministra Maria Cristina Peduzzi, vai exigir, a partir de quarta-feira, a apresentação de comprovante de vacinação contra o Covid-19 para ingresso em suas dependências.
Piti eleitoral
O “piti” do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), com duras críticas à CPI da Pandemia do Senado e defesa incisiva aos colegas que figuram na lista de possíveis indiciamentos, foi interpretado como mais uma ofensiva do deputado para se reeleger e permanecer no comando da casa em 2023.
Corporativismo
“É inaceitável, repito, inaceitável a proposta de indiciamento de deputados desta Casa”, bradou no plenário. O projeto de reeleição em 2023 também passa pela abertura do gabinete presidencial da Câmara aos deputados de oposição.
Porta aberta
Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Lira inclusive já sinalizou aos opositores que poderá analisar Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) que questionam atos do Planalto. Recente, líderes do PT, PSB, PDT, PSol, PC do B e Rede denunciaram que 86 PDLs foram devolvidos por Lira com a canetada de “inconstitucionalidade insanável”.
Esteves & Campos
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara vai enviar o convite – já aprovado – ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para dar explicações sobre sua relação com banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual.
Patota
O deputado Rogério Correia (PT-MG) diz que a independência do BC foi colocada em risco. “O áudio deixa evidente a relação temerária de submissão da política monetária nacional aos interesses privados do banco em questão”, justifica o parlamentar.
Turi$mo
O turismo em áreas protegidas aumentou 300% no Brasil nos últimos 13 anos, registrando 15 milhões de visitantes em 2019 – último ano antes da pandemia. É o que revela um relatório elaborado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Top 3
Os dados apontam, porém, que o destino dos turistas ainda é bastante concentrado (67%) nos Parques Nacionais da Tijuca (Cristo Redentor), do Iguaçu (Cataratas) e Serra da Bocaina (Turismo de aventura na divisa dos Estados do Rio e São Paulo).
Imóveis rendem
O Painel do Mercado Imobiliário, da plataforma Kenlo, que ouviu 44 mil corretores, mostra crescimento de 110% em transações fechadas no 1º semestre de 2021, na soma de aluguéis e vendas, em comparação com igual período do ano anterior. As vendas foram puxadas pelos Estados SP, RJ, MG, BA e SC.
ESPLANADEIRA
# Ficam abertas até dia 17 de novembro inscrições para Programa Talento Sênior, da Elfa. # Centro de Artes Calouste Gulbekian promove, até dia 31 de dezembro, Exposição Virtual “Gestoforma”. # Acontece online, entre 9 e 12 de novembro, Semana de Inovação 2021. # UNIASSELVI, em parceria com Instituto de Apoio Educacional AutismoS e ONDA-Autismo, realiza 3 de novembro II Simpósio Internacional de AutismoS Presente. # Curitiba recebe 2ª edição do Jazz na Petit neste sábado.

Por Leandro Mazzini

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.