Da Redação

Seis clubes disputam a 52ª edição da Segunda Divisão do campeonato baiano de futebol de campo, em busca da única vaga de acesso à Série A, ganha pela equipe do UNIRB Futebol Clube, em 2020, clube com apenas dois anos de fundação.

A Confederação Bahiana de Futebol (FBF) recebeu 12 inscrições e destas, apenas oito equipes estavam aptas a disputar – o Galicia e o Jacobina desistiram de disputar – ficando apenas: duas de Ilhéus,

Barcelona Futebol Clube, fundado em 2019 e estreando na 2ª divisão e o Colo Colo de Futebol e Regatas, campeão da Série A em 2006, duas vezes campeão da segundona e, nacionalmente, disputou uma Copa do Brasil, uma Série D e três disputas na Série C. A cidade industrial de Camaçari disputa com dois times: Camaçari Futebol Clube e o Sport Clube Camaçariense. As duas detêm no histórico apenas o titulo da segundona.

Completam o campeonato baiano da 2ª divisão o Grapiúna Atlético Clube, 13 anos sem disputar campeonato profissional, duas vezes vice na segundona – em 1996, ainda como Itabuna Atlético Clube e outra em 2001, como Grapiúna. Na Série A, disputou apenas em 1997 como Itabuna, sendo rebaixado.

A oitava equipe, o Botafogo Sport Clube ou Botafogo da Bahia, com 107 anos de fundado, nos áureos tempos conquistou sete títulos no Baianão: o primeiro em 1919 e o último em 1938. Em 2012, depois de 74 anos, conquistou o título da segundona. Ficou até 2014 na elite do futebol baiano, sua última participação em campenato. Também levou seis taças de Torneio Início – era uma disputa tradicional no futebol que acontecia antes do campeonato anual.

A Série B inicia domingo, 27 de junho, às 15 horas com as partidas Colo Colo x Camaçariense; Grapiúna x Barcelona (transmitido pela TVE) e Camaçari x Botafogo.



www.todabahia.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.